Governador entrega 432 apartamentos em Embu das Artes; Hugo Prado celebra conquista histórica ao lado de Ney Santos

Em uma cerimônia marcada por emoção e discursos contundentes, o governador Tarcísio de Freitas entregou nesta quinta-feira (17), em Embu das Artes, 432 apartamentos populares dos residenciais Fama Selection I e II, pelo Programa Casa Paulista, com investimento total de R$ 77,8 milhões. As moradias foram financiadas pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) na modalidade Carta de Crédito Associativo (CCA).

Essa foi a segunda vez que o governador Tarcísio de Freitas esteve em Embu das Artes para a entrega de apartamentos em menos de 3 meses. Ele falou com entusiasmo sobre a cidade e se comprometeu ainda mais com o município.

Durante o evento, o prefeito Hugo Prado destacou o impacto social das moradias e a importância de priorizar quem mais precisa.

“Essa é uma das maiores entregas da história da habitação em Embu. Famílias que viviam em áreas de risco, ou aguardavam há décadas por um teto digno, hoje realizam um sonho. É um dia de celebração da vida e da dignidade”, afirmou o prefeito.

Os apartamentos têm 48 m², com dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e lavanderia. Os residenciais contam ainda com salão de festas, playground, churrasqueira, portaria, áreas de convívio e jardins.

Mais de 2 mil unidades em construção na cidade
Segundo o Governo do Estado, 2.925 moradias já foram contratadas em Embu por meio da mesma modalidade. Somando as entregas desta quinta com fases anteriores, 864 unidades já foram concluídas na cidade, e 2.061 seguem em construção, com investimentos que ultrapassam R$ 526 milhões.

A entrega contou também com a presença do secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Marcelo Branco, e do coordenador do Movimento Terra de Deus, Terra de Todos, Rosalvo Salgueiro, entidade parceira no projeto.

O ex-prefeito Ney Santos,foi quem iniciou o processo para construção dos empreendimentos durante sua gestão. Reforçou o compromisso com moradia social e citou que os presentes são instrumentos de Deus na vida das pessoas 
“Esses apartamentos começaram a sair do papel na nossa administração. O terreno foi cedido, os projetos viabilizados e o processo iniciado com muito esforço. Lamento que a história seja reescrita como se tudo tivesse começado hoje. O que importa é que as famílias estão recebendo as chaves, mas a verdade também precisa ser dita.”

Condições acessíveis e juro zero
O programa prevê financiamento com juro zero para famílias com renda de até cinco salários mínimos, com parcelas limitadas a 20% da renda familiar. O Governo ainda cobre todas as taxas durante a fase de obras, como ITBI, cartório e seguro.

As famílias só começam a pagar as prestações 30 dias após a entrega das chaves, e são isentas de encargos durante a construção, o que facilita o acesso à casa própria sem comprometer o orçamento antes da mudança.

Com mais de 5,5 mil moradias entregues em todo o estado só nessa modalidade, o programa segue como uma das principais apostas da atual gestão para enfrentar o déficit habitacional em São Paulo. Em Embu das Artes, a transformação já é visível — e, para centenas de famílias, representa um recomeço com dignidade e segurança.

Sandra Pereira

Comentários